Siga-nos

Apucarana

3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional discute erradicar a fome em Apucarana, Paraná

Publicado

em

Nesta sexta-feira (28/07), foi realizada a 3ª Conferência Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional em Apucarana, no Paraná, com o tema “Comida de Verdade, Democracia e Equidade: Erradicar a fome e garantir direitos”. O evento aconteceu no Senac Apucarana e foi organizado pelo conselho municipal do segmento (Consea), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria da Assistência Social.

A conferência contou com a participação da sociedade civil e do poder público, buscando discutir a temática da segurança alimentar e nutricional e propor novas políticas públicas para as esferas municipal, estadual e federal. A nutricionista Tatiana Marin foi a palestrante do evento.

Dentre os presentes na mesa de honra estavam o prefeito Júnior da Femac, o vice-presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador Tiago Cordeiro, o presidente do Consea, David de Brito, a secretária Municipal da Assistência Social, Jossuela Pirelli, a secretária Municipal da Educação, Marli Fernandes, representantes do Escritório Regional da Seab e do IDR-PR, além do presidente da Cooperativa dos Cafeicultores de Pirapó (Coocapi).

Durante a conferência, foram debatidos temas importantes relacionados à segurança alimentar e nutricional, como o fortalecimento dos equipamentos existentes, políticas de valorização do produtor rural, acesso à alimentação saudável, programas de combate à fome, e outras ações desenvolvidas em Apucarana.

O prefeito Júnior da Femac destacou a prioridade da segurança alimentar e nutricional na administração municipal, mencionando a criação de diversas políticas públicas e programas que garantem o acesso da população a uma alimentação adequada. Dentre as ações citadas, estão o Restaurante Popular, o programa Feira Verde, o repasse de cestas básicas, o programa de alimentação escolar, o programa de Hortas Solidárias, entre outros.

O presidente do Consea, David de Brito, enalteceu a união das entidades locais durante a pandemia da Covid-19 em favor da segurança alimentar e nutricional. Ele ressaltou a importância da conferência como um espaço de discussão para avançar nas políticas relacionadas ao tema.

O evento também contou com oficinas, onde os participantes puderam trabalhar propostas relacionadas a três eixos temáticos: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e Democracia e participação social.

A secretária municipal da Assistência Social, Jossuela Pirelli, destacou o debate sério e organizado em Apucarana relacionado ao bem-estar das pessoas, reafirmando o compromisso da cidade com a segurança alimentar e nutricional. Também foram definidos os delegados de Apucarana para a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Trending